arquitetura e ux design

quando iniciei o curso de ux design, não fazia muita ideia do que se tratava, confesso. em 2019 cheguei a fazer um curso de design de interface e me parecia que o mundo ux se resumia a criar tela. inclusive, creio, muita gente entra no curso assim.


fiz a faculdade de arquitetura em 7 anos e meio. são 10 semestres e, em todos, o desenvolvimento de um projeto, além, claro, de todas as cadeiras teóricas e de cálculo.


numa das aulas do curso de ux, comentei com a minha professora sobre o paralelo muito marcado que há entre arquitetura e ux design. em todos os processos de ux que foram apresentados, eu enxergava um pouco de um projeto de arquitetura sendo desenvolvido, exceto pela questão da metodologia ágil, que esse universo da construção civil não entrou ainda. mas, em linhas gerais, a conversa com o cliente, o programa de necessidades, a pesquisa do terreno, as condicionantes legais e físicas, o projeto básico, que seria uma validação do protótipo em baixa fidelidade, a lista de materiais e orçamentos para a obra, a definição dos acabamentos e, finalmente, o projeto executivo. tudo, absolutamente tudo, faz parte do ux design também. a arquitetura cria e constrói no mundo físico e o ux design, no virtual.

projetos de arquitetura também tem projetos complementares; elétrica, hidrossanitário, concreto, paisagismo, entre outros. o ux também, os programadores e desenvolvedores, inclusive marketing, são os nossos complementares. e todos esses projetos andam em confluência, de alguma forma, paralelamente, para que o resultado final seja algo que realmente funcione e que não haja gastos e prazos além dos programados.


um/uma arquiteto/a ux designer certamente tem todos os atributos necessários para a elaboração de projetos consistentes e sólidos. a formação acadêmica possibilita ao ux designer, que também é arquiteto/a, uma visão muito mais abrangente do negócio e das possibilidades, tanto na construção da solução, desde o entendimento da problemática, para trazer valor ao projeto, quanto na questão visual, de forma que cative o usuário final.


a arquitetura me trouxe um background extenso de desenvolvimento de projetos, toda a minúcia dos detalhamentos e, também, estética. sou uma profissional com muita bagagem e ansiosa por uma oportunidade pra colocar tudo esse conhecimento em prática no universo ux.

25 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

exagero